DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA
21 de março
Esta comemoração visa alertar para a necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis. Esta data marca ainda o início da primavera no hemisfério Norte, enquanto que no hemisfério Sul, a data é comemorada a 21 de setembro.
As florestas são essenciais para combater as alterações climáticas e contribuir para a prosperidade e o bem-estar das gerações atuais e futuras, desempenhando um papel crucial na redução da pobreza e na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No Dia Internacional das Florestas, os países são incentivados a fazer esforços locais, nacionais e internacionais para organizar atividades que envolvam florestas e árvores, tais como campanhas de plantação de árvores.
(Turismo de Portugal, s.d)
O Objetivo principal desta data é garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um empenho constante na gestão sustentável das florestas, em paralelo com um continuado esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.
(ICNF, 2017)

Bilhete de Identidade da Floresta:
(ICNF, 2017)
Jogos
(Dá a Mão à Floresta, s.d)