DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

-

8 de junho


No dia 8 de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos, decretado em 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Este dia já era celebrado em inúmeros países, desde 1992, após a realização, no Rio de Janeiro, da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

​A necessidade de celebrar este dia prende-se com a urgência de sensibilizar o mundo para os benefícios dos oceanos para a humanidade e também com o facto de existir um dever individual e coletivo de utilizar os seus recursos de forma sustentável, já que as gerações futuras também vão depender dos oceanos. 

(Turismo de Portugal, s.d.)

Os oceanos representam 71% da superfície da Terra e 97% dos recursos hídricos do planeta, constituindo uma fonte vital de recursos biológicos, naturais e económicos.

Infelizmente, o oceano é também o recetor final da maioria dos poluentes lançados para o ambiente. O poluentes chegam ao oceano por inúmeras vias, em particular devido às descargas de efluentes e lixos domésticos ou industriais diretamente nos cursos de água ou no mar, das águas de escorrência que levam contaminantes desde a terra, da ação dos ventos e da chuva que transportam poluentes atmosféricos a larga distância ou de acidentes com navios ou infra-estruturas em alto mar.

(Ocean Action, 2015) 

Fonte: Oceanário de Lisboa, 2015

Descobre aqui como ajudar os Oceanos:

 Documentário interativo Troubled Waters:

Quizz - Descobre o que sabes sobre a poluição do oceano:

(Ocean Action, 2015) 

«cerca de 8 milhões de toneladas de lixo são deitadas todos os anos nos oceanos» 

Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora