QUEM SOU EU?
Objetivos:
- Estimular o trabalho em equipa;
- Conhecer os diversos elementos da natureza;
- Estimular a competitividade.
Materiais:
- Pedaços de papel;
- Saco de pano;
Descrição:
Aleatoriamente o professor/educador divide a turma em grupos de no máximo 5 alunos.
Em pequenos pedaços de papel o educador/professor escreve o nome de diversos elementos da natureza e coloca-os, dobrados em dois, num saco de pano.
O grupo coloca-se em fila e o primeiro aluno da fila vai retirar um papel do saco e sem mostrar o papel ao grupo, vê o elemento que lhe calhou e tem de gesticular até o resto do grupo conseguir adivinhar qual é o elemento.
Depois do grupo acertar no elemento, o aluno volta ao final da fila e segue o aluno que ficou na frente.
Cada grupo dispõe de 15 min para proceder às mimicas e é vencedor o grupo que neste período de tempo obtiver mais pontos, sendo que por cada mimica acertada é atribuído 1 ponto. Quanto mais rápido os alunos acertarem nas mimicas, mais elementos vão reproduzir e mais pontos obter.
Notas: Como alternativa podem ser utilizados cartões/cartas com os desenhos dos elementos da natureza, sendo que devem ser baralhados antes de dispostos aos alunos. Neste caso, os alunos retiram sempre o cartão/carta que está ao de cima e com a fase desenhada voltada para baixo.
Pode ainda ser utilizada a reprodução de imagens em tela gigante. Neste caso o grupo deve ficar de costas para a tela e o aluno que for reproduzir o elemento de frente para a tela e para os colegas.