+ Projetos e Programas
ASPEA
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal desenvolver a Educação Ambiental no ensino formal e não formal, através de diversas estratégias/ações, nomeadamente:
- uma conferência anual para professores e outros técnicos interessados na Educação Ambiental;
- seminários e cursos de formação contínua de professores e de monitores de ambiente;
- redes de escolas, fomentando a cooperação nacional e internacional;
- desenvolvimento de recursos pedagógicos;
- organização de saídas de campo e programas de verão para crianças/jovens;
- cooperação com as autarquias;
- divulgação das suas atividades e da educação ambiental em revistas da especialidade e através de apresentação de comunicação e participação em conferências nacionais e internacionais;
- edição de boletim semestral.
Programa Eco Escolas
Eco Escolas é um programa internacional da "Foundation for Environmental Education", desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O Eco-Escolas conta com a parceria de vários municípios e apoios específicos para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola (ABAE, 2014).
Projeto LIFE Charcos
O Projecto LIFE Charcos visa a conservação de um habitat prioritário, os Charcos Temporários Mediterrânicos que se encontram cada vez mais ameaçado devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural.
A singularidade deste habitat está associada à diversidade e peculiaridade de organismos que alberga. A flora e fauna associadas são muito específicas e adaptadas à alternância de condições extremas de encharcamento ou secura, de acordo com a altura do ano,
Algumas das espécies de fauna que aqui ocorrem, nomeadamente alguns crustáceos de água doce, são endemismos com uma área de distribuição muito reduzida. Um exemplo muito interessante é o Triops vicentinus, que é considerado um fóssil vivo, pois persiste desde os tempos em que surgiram os dinossauros (LPN, 2021).

Jovens Repórteres para o Ambiente
Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education implementado em Portugal pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa e, pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.
As escolas e jovens da rede JRA têm a oportunidade de participar e diversos desafios, concursos e atividades, bem como oportunidade para intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal e dos mais de 35 países da rede Young Reporters for the Environment (yre.global) (ABAE, 2014)
SPEA
Na Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), trabalhamos diariamente para proteger as aves portuguesas e os habitats ímpares de que dependem.
Com a ajuda dos nossos sócios, voluntários e parceiros, acompanhamos o estado das aves, construímos ninhos, removemos espécies invasoras, batemo-nos por melhores leis, combatemos os crimes contra o ambiente, e muito, muito mais (SPEA,2021).
